sábado, agosto 09, 2008

Quem quer dinheiro!?

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS

12/11/2007

Fernando Canzian, 40, é repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de Brasil e do Painel e correspondente em Washington e Nova York. Ganhou um Prêmio Esso em 2006.Escreve às segundas-feiras.

E-mail: fcanzian@folhasp.com.br

Qualquer país civilizado e estável exibe um volume de empréstimos aos consumidores e empresas elevado como proporção do PIB.

Na média do G7 (os sete países mais ricos), essa relação é de 120%. Ou seja, empresta-se ao setor privado 20% a mais do que toda a riqueza que esses países produzem. Na Coréia do Sul, de 100%. No Chile, de 70%.

Em termos de financiamento ao setor produtivo e ao consumo, o Brasil está na pré-história. Nossa relação é de 33% do PIB. Acima dos 21% de cinco anos atrás, mas ainda muito baixa.

Há atualmente uma certa euforia no mercado de crédito por conta dessa "avenida" que o Brasil tem pela frente para ampliar a oferta de crédito à sociedade. A expectativa é que esse mercado cresça 25% só em 2007, superando os R$ 510 bilhões.

Mas o caso brasileiro requer cuidado dobrado. Os consumidores já podem estar dando um passo maior do que as pernas e perdendo grandes somas ao acreditar nesse maná de dinheiro fácil oferecido por empresas ávidas de lucros.

Ocorre que o Brasil ainda pratica as mais escorchantes taxas de juro do mundo. Mesmo para os empréstimos vinculados a descontos em folha de pagamento (o chamado consignado), as taxas são muito altas se for levado em conta o risco de calote --que só ocorre se o tomador do empréstimo perder o emprego ou morrer.

Reportagem do "Estado de S.Paulo" no domingo mostrou que 60% do orçamento dos brasileiros de baixa renda já está comprometido com dívidas, e que 72% da população mais pobre parcela suas compras.

Boa parte desse pessoal não se endivida porque quer, mas por não ter outra saída para atravessar o mês. Mas também existe grande parcela que vem recorrendo ao crediário para antecipar compras que poderiam esperar, especialmente na classe média.

Com os juros atuais, é muito fácil o consumidor acabar pagando dois eletrodomésticos no crediário e levar um. O outro fica para a loja, em forma de juros.

Os bancos e financeiras têm uma série de argumentos técnicos para justificar os juros estratosféricos no Brasil. Mas eles colam cada vez menos dada a estabilidade econômica que vai se sedimentando. Por outro lado, os lucros bancários não param de subir. Há ainda algo de muito errado, distorcido e obscuro nessa área.

Cobrar o mesmo preço por um produto em 12 vezes ou à vista e oferecer "cartões de crédito" sem crédito, mas pré-pagos (e cobrar mensalidades por isso!), são algumas das modalidades já conhecidas, novas e absurdas de nosso mercado.

Não é à toa que o Brasil ainda está muito atrás de outros países em volume de crédito, o maior motor de qualquer economia avançada.

É o preço do atraso, da estabilização tardia e do capitalismo ainda fingido de nossas empresas e bancos.

Nenhum comentário: