sexta-feira, agosto 29, 2008

Exército troca comando em Roraima

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS - link na HOME do Blog

Saiu um general contrário a saída dos não-índios da raposa


Folha de SP On Line

29/08/2008


O Exército faz hoje troca de comando na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista. Sai o general Eliéser Girão Monteiro Filho, que é contrário à retirada de não-índios da terra indígena Raposa/Serra do Sol, e entra o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, que tem posição neutra sobre o assunto, segundo militares.


Em abril, durante o ápice do conflito entre índios e arrozeiros, o general Monteiro Filho recebeu no auditório da Brigada manifestantes contrários à demarcação contínua da Raposa/Serra do Sol. O caso gerou mal estar no governo.


A 1ª Brigada de Infantaria de Selva é subordinada ao CMA (Comando Militar da Amazônia) com sede em Manaus (AM). À Folha o comandante do CMA, general Augusto Heleno, que estará presente hoje na troca do comando, disse que a transferência de Monteiro Filho era "normal".


Em Brasília, Monteiro Filho ocupará a chefia da diretoria de transportes e mobilização do Exército. Na terça, o general recebeu a comenda da Ordem do Mérito "Forte São Joaquim", concedida pelo governo de Roraima.


Seu sucessor foi recentemente promovido a general. Neiva Barcellos é pára-quedista e guerreiro de selva.


Ele deixa a sub-chefia do Estado Maior do Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, para ser o novo comandante da 1ª Brigada, em Boa Vista.

Nenhum comentário: