Blog do Josias
da Folha Online
22/07/2008
No mesmo dia em que assumiu o novo comandante da Operação Satiagraha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "é preciso restaurar a ordem, em nome da preservação da imagem da Polícia Federal", informa o blog do Josias.
Nesta segunda-feira (21) a chefia da investigação --que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e mais 16 pessoas-- foi passada para Roberto Saadi. Ele vai ocupar o lugar de Protógenes Queiróz, afastado do caso Dantas devido a um curso da Polícia Federal em Brasília.
Segundo um assessor de Lula, o presidente vê como prioridades de Saadi a necessidade de "restaurar o respeito à hierarquia na Polícia Federal" e "sanear o inquérito, retirando dele as ilações infundadas do delegado Protógenes".
Em privado, Lula se diz inconformado com os procedimentos adotados por Protógenes na condução das investigações, dizendo que o delegado desrespeitou seus superiores na PF ao consolidar parceria com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) à revelia da cúpula da polícia.
Segundo o blog, um dos principais problemas deixados no inquérito por Protógenes é uma suspeita colocada sobre a fusão da Brasil Telecom e da Oi. O governo diz que o delegado "exagerou" ao registrar que o ex-deputado petista Eduardo Greenhalgh valera-se de sua influência no Planalto para exercer "tráfico de influência" e "lobby" em favor da venda da BrT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário