sexta-feira, agosto 29, 2008

A Pátria é muito mais gente

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS - link na HOME do Blog

Coluna Carlos Brickmann

quarta-feira, 27 de agosto

http://www.presskit.com.br/remoto_template_processa.php?cliente=157&canal=1054&news=58690&k=06a540e27f6d8562fab3b1a1ac550307&url=http%3A%2F%2Fwww.brickmann.com.br%2Fler_release.php

O Comitê Olímpico Brasileiro recebeu do Governo cerca de R$ 700 milhões, para Pequim. Não adiantou; e, para as Olimpíadas de Londres, em 2012, vamos errar de novo. O Governo promete gastar ainda mais para tentar obter mais medalhas. O problema é que o Governo não consegue medalhas; nem o Governo, nem o país. Quem consegue medalhas são os atletas. E, excetuando-se um ou outro de talento excepcional, os grandes atletas surgem quando há muitos atletas, quando o esporte está massificado. Este é o trabalho do Governo: massificar o esporte.

O Brasil tem um grande futebol, fora o talento natural, porque muita gente joga futebol. Se tivermos muita gente nadando, a tendência é que surjam mais Cielos – e Cielos que não precisem treinar e morar nos EUA para desenvolver-se. Ganhar medalhas é bom, todos gostam; mas, a longo prazo, não faz diferença para o país. O que faz diferença para o país é o investimento maciço no esporte para todos, sem ficar pensando em medalhas. E qual o sentido de aplicar dinheiro de toda a nação num atleta excepcional, apenas para que ganhe a medalha?

É possível gastar dinheiro e trazer medalhas. A União Soviética fez isso, a Alemanha Oriental fez isso, Cuba transformou as medalhas em vitrina do regime castrista. Hoje, esses países (e seus sucessores) já não são potências olímpicas. Esses países gastaram dinheiro e ganharam medalhas. O Brasil gastou dinheiro e, fora alguns talentos excepcionais, que não dependeram dos gastos públicos, ninguém ganhou nada. Ou melhor, certamente houve gente que ganhou. E houve gente, também, que pensa que o Brasil ganhou. O presidente Lula acha que a participação do Brasil foi razoável. E o governador do Rio, Sérgio Cabral, citou seu autor predileto: “Nunca na história desse país um Governo investiu tanto nas Olimpíadas (...) essa foi a maior delegação brasileira em Jogos”.

Se é assim, este colunista se apresenta como candidato à delegação brasileira em Londres-2012, com o objetivo de torná-la maior e mais pesada. E aceita competir nas modalidades de halterogarfismo e turismo à distância.

SuperMaurren

Newton Lima, prefeito de São Carlos, SP, terra de Maurren Maggi, anunciou a construção de uma estátua de 7m04 – marca com que a atleta ganhou a medalha de ouro em Pequim. Com o apoio de Maurren, Lima conseguiu R$ 3 milhões do Ministério dos Esportes para construir uma pista de atletismo em São Carlos.

Nenhum comentário: