domingo, agosto 10, 2008

MINHA BRONCA COM LULA

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS


Bleagh!


Não dá mais pra engolir alguém metido na presidência urrando nos palanques e na mídia como se estivesse no ABC ou em campanha. Ou como se fôssemos moleques.

Cao Hering

Minha bronca com Lula nem é mais tanto o seu governo. Estou desistindo. Vou procurar não me preocupar mais com seus arranjos pra ficar bem nas pesquisas nem com seus "não sei de nada", alegando inocência. Vou tentar ignorar sua subserviência ao "pacificador" Chávez, sua imparcialidade com as Farc e a reverência a Evo. Também não quero saber se seus gastos debochados e excessivos com cartões corporativos são "assunto de segurança nacional", nem do esforço da tropa de choque para evitar seu depoimento e o de Dilma Vitrine. E já estou me acostumando com suas tentativas de amordaçar a imprensa e com a petulância de Marco Aurélio Garcia.



Pouco me importa se o tal Lulinha ficou rico da noite pro dia por causa de sua "competência" com uma empresa de não sei o quê. Tanto faz se a turma do mensalão se reelegeu, se o MST invade fazendas produtivas ou se a Via Campesina destrói o árduo trabalho de décadas de pesquisa e seleção de espécies em apenas meia hora, tudo sob as vistas grossas de Lula.

Pouco se me dá a ameaça de novos apagões aéreos, se a Dilma Estela foi guerrilheira, se o petezinho de recados do Genoino foi pego com dólares na cueca, se o Dirceu fez plástica ou queria transformar isso aqui numa grande Cuba. Não quero mais ouvir quantas MPs Lula emitiu comparadas com FHC ou se já viajou três vezes mais. Prefiro fazer ouvidos moucos para o interminável assunto Aerolula e porque o avião não foi comprado da Embraer. E nem vou dar importância se já não temos estradas pra escoar a produção e se a saúde pública está perto da "perfeição" segundo as palavras do "Nosso Guia", na genial expressão cunhada por Elio Gaspari.

E daí, se em lugar da CPMF inventaram outras maneiras de garfar a turma do sol a sol? E tem algum problema se sai do nosso bolso o bolsa-família, o bolsa-geladeira, o bolsa-adolescente, o bolsa-indolente? Estamos sem ação mesmo, então mete ficha! E se cada dia nos sentimos mais inseguros na rua, no carro, em casa? Fazer o quê? E se a silenciosa Marisa vai silenciosamente às compras e às plásticas? Já não vejo problemas nisso.

E você vê algum problema se as Forças Armadas estão em estado de penúria? Pra mim tanto faz. Se a educação está indo galopante pro brejo? Sem estresse. Se inventam dossiês? Se aparelharam o estado com dezenas de milhares de "colaboradores", antes desocupados ou derrotados em eleições? Sirvam-se. Se houve uma certa mansão onde a caterva se reunia pra articular "as coisa" e ainda bisbilhotaram a conta do caseiro dedo-duro, eu já não ligo.

E o caso Celso Daniel imerso até hoje em espesso mistério? E canteiro em estrelinha da Dona Marisa? E as bregas festas juninas no Torto? E as indenizações vergonhosas para as famílias de ex-terroristas? E a transposição do São Francisco? E as verbas eleitoreiras do PAC? E o passeio de toda a família Silva mais os puxa-sacos lá pra Antártida, fugindo do escândalo com os cartões? E o afago patético em Severino sem ter a menor idéia de como este ascendeu à presidência da Câmara e como foi escorraçado de lá. Ou se a "oposição pode tirá o cavalinho da chuva". Ou se a silenciosa Marisa no Exterior faz sinal de positivo para os fotógrafos. Pra tudo isso nem tô mais aí.



Minha bronca com Lula é outra. Lula é antiestético. Não agüento mais a estampa de Lula. Só isso. Seu olhar injetado de ódio, suas piadinhas metafóricas, seu sorriso metido a maroto disfarçando a insegurança com os dedos no bolso do paletó. Não dá mais pra engolir alguém metido na presidência urrando nos palanques e na mídia como se estivesse no ABC ou em campanha. Ou como se fôssemos moleques. Aliás, também não suporto sua voz rouquenha e de língua presa em permanente tom de agressividade e ira. E aquele suposto diálogo com Bush, hein? "Bush, meu filho, resolve tua crise!". E a claque subvencionada se derramando... É tudo muito bizarro.

Lula é deselegante no comportamento. É instável, arrogante na vantagem e covarde nas situações adversas. Lula não deu as caras no local do maior acidente aéreo brasileiro onde morreram 199 pessoas, como faria um estadista. Lula nunca deve ter cedido lugar a uma senhora e nem nunca antes na história desse país deve ter aberto a porta para alguém.

O PT quer governar 20 anos? Vá em frente. Eu só peço uma coisinha ao PT: tirem a cara de Lula do vídeo e dos jornais. Bota outro! Qualquer outro! Nada de terceiro mandato, por favor! Só pra vocês terem uma idéia da minha bronca, eu topo até o Zé Dirceu pra presidente! Isso mesmo! Você leu certo.

- Dirceu presidente! Dirceu presidente! Dirceu presidente!

Editado em 7/4/2008

Cao Hering
Colunista e chargista do Jornal de Santa Catarina, Carlos Hering, é conhecido de todos no Vale do Itajaí como Cao Hering. Formado em publicidade e propaganda pela Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos-PUC), atuou em agências como a Standard Ogilvy & Mather Propaganda, em Porto Alegre, e as blumenauenses Scriba Propaganda e PAZ Propaganda. Um dos fundadores da Direcional Propaganda, também de Blumenau, já recebeu duas dezenas de Prêmios Colunistas. Foi presidente do Grupo de Profissionais de Comunicação e Marketing de Blumenau (GPCM) por três vezes.

Nenhum comentário: