domingo, agosto 10, 2008

Os agressivos quilombolas já começam a provocar

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS

Sem Medo da Verdade
Boletim Eletrônico de Atualidades - N° 57 - 09/04/2008
www.paznocampo.org.br

Esta é a denúncia que fez ao site Paz no Campo o agricultor Roberto Silva Rosa, que tem uma propriedade em Barra do Turvo, Vale do Ribeira - SP. Sentindo-se respaldados pelas autoridades do Estado do Paraná, quilombolas já começam a provocar vizinhos, com uma arrogância como a dos sem-terra. Leiam o relato. A Guilhotina quilombola funciona já fora das terras deles. Já estão possuídos pelo espírito da guerra de raças, denunciada por Nelson Ramos Barretto em seu livro “A Revolução Quilombola – Guerra racial – confisco agrário e urbano – Coletivismo”, divulgado pelo Paz no Campo.

Meus amigos, tenho propriedade rural no Vale do Ribeira, na cidade da Barra do Turvo, a qual divisa pelo Rio Pardo com Adrianópolis- PR. Minha terra não foi, e nem á ainda requisitada por quilombolas autodefinidos. Do outro lado do rio existe uma comunidade quilombola - São João-, à qual permito cruzar minhas terras por um carreiro, que dá acesso a uma ponte de cabos (pinguela para uma pessoa).

Ocorre que há cinco meses comecei a receber queixa desse povo que minhas búfalas e vacas de leite estavam atacando esse pessoal e me ameaçaram com policia e responsabilização por algum dano que fosse causado a esses transeuntes, já que cedo servidão de passagem. Resolvi fazer um corredor no canto da propriedade para segurança de ambas as partes.

Aí começou meu pesadelo. Eles cortaram a cerca, roubaram os arames e a corrente de minha porteira, derrubaram palanques. Dei queixa. Foi feito um BO. A policia me deu razão e me mandou refazer a cerca.

Alguns dias depois, uma viatura da Polícia Militar do Paraná comandada por um oficial Capitão esteve no local para averiguar uma denuncia que dizia que não deixei uma ambulância entrar para pegar um doente. Nada foi constatado e foram embora. Gostaria de lembrar que essa viatura saiu de Curitiba e veio a Barra do Turvo percorrendo 350 km. Incrível, não é mesmo?

Pois bem. Um líder dessa comunidade, chamado Antonio, pediu uma reunião no local, comigo e com a policia. Nessa reunião, o que eles queriam? Pasmem! Uma estrada cercada dos dois lados para acesso de carro, com pátio e estacionamento dentro da minha propriedade. Esta estrada de 300m comprimento, por 5 de largura, mais pátio. Imediatamente discordei.

Passados alguns dias recebi um telefonema de um instituto chamado ITC sediado em Curitiba. O Dr. José Antonio Gediel me chamava para uma reunião sobre esse assunto. Fui. Lá chegando estavam o Dr. Gediel, o secretario da Prefeitura de Adrianópolis, e um advogado do ITC. Chegamos a um acordo: que a passagem ia voltar a ser onde era, apenas com uma cerca divisória, sem entrada para carros e que uma maquina ia quebrar um pouco a inclinação de uma descida. Enfim ia continuar o carreiro de sempre. O secretario de Adrianópolis, Sr. Elízio, ficou de me retornar para iniciar as obras.

Nota discordante, o advogado do ITC me ameaçou com Policia Federal, direitos humanos, etc., se eu não fizesse o acordo.

Passados alguns dias fui surpreendido com uma viatura da Patrulha Rural do Estado de São Paulo na minha porteira. Essa viatura rodou 260 km para chegar até lá, com 3 policiais. Vieram averiguar uma denuncia que eu estava soltando 500 cabeças no passador desse povo. Que um homem caiu na subida (sempre foi uma subida) e havia se machucado. Os policiais, a exemplo dos outros do Paraná, me deram razão, nada constataram e foram embora. Esses policiais vieram a mando do juiz de Jacupiranga, o qual recebeu uma carta anônima. Reparem: minhas terras têm 20 alqueires. Como posso ter 500 cabeças em um pedaço de 4 mil metros? - que é onde está localizado este carreiro? Depois fiquei sabendo que a policia do Paraná veio a mando do grupo ligado ao governo Requião, o grupo CLOVIS MOURA*, atendendo a um telefonema dos quilombolas.

Neste meio tempo recebi ligação do secretario da Prefeitura de Adrianópolis o qual me informou que eles não queriam mais o carreiro e sim a estrada e exigia que eu afastasse minha porteira 4 metros para baixo de onde eles passam para fazerem a tal estrada. Se não cumprisse mais essa exigência, eles iriam à justiça reivindicar a mesma.

Procurei mais uma vez o Dr. Gediel, o mesmo não teve a nobreza nem de me atender. Mandou uma secretaria dizer que não tinha nada mais a ver com isto e que eu devia procurar o Sr. Glauco Souza Lobos representante do grupo CLOVIS MOURA. Assim o fiz. O Sr. Glauco, muito educado, informou que por ser uma área de divisa, ele não poderia atuar em São Paulo, mas iria pedir para três representantes dos quilombos locais, (João Surá, Córrego do Franco e mais um que não me lembro) que tentassem visualizar o problema, já que ninguém destes grupos governamentais foi lá. Ou seja, a palavra dos quilombolas é que conta. E já me preveniu que ele estava sabendo que estava sendo enviada à 6ª vara uma reclamação sobre isto e que o juiz responsável é um ferrenho defensor dos quilombolas. Que esse juiz iria fazer uma devassa em minha vida e na documentação do terreno. E daria um jeito de abrir essa estrada. Não deveria esse juiz ser imparcial?

Pois bem, este é o meu caso. Tudo que tenho, junto com minha esposa, é fruto de um trabalho de 30 anos, e agora tenho que abrir mão, cortar minha propriedade ao meio, e o outro lado da cerca vão dar a um quilombola para morar? Tiro leite na propriedade com o qual eu pago meus impostos e sobrevivo

Estou me sentindo um marginal. Volto a repetir: minha terra não é quilombola e sou obrigado a fazer isto. Dizem que a coletividade fala mais alto do que meu direito de posse. Polícia na porteira, órgãos governamentais na minha porteira, quilombolas na minha porteira! Não sei o que fazer. Minha mulher está entrando em depressão, chorando o dia todo! Tem medo de ir à propriedade com medo de sermos alvos de atentados. Que terror é este e ninguém faz nada!

Em uma consulta com um advogado, ele me disse que se eu deixar fazer esta estrada, ela será de domínio publico. Por favor, me ajudem, levem este caso a alguém que possa rebater, possa me ajudar; estou a ponto de vender tudo e sumir de lá. Mas eu acho que é uma vergonha para um homem de 42 anos e sua esposa que não querem nada de ninguém, honestos trabalhadores, sejam ameaçados pelos quilombolas, que derrubam árvores, caçam, comem e vendem animais silvestres da região, fazem queimadas, plantam pasto e arrendam as terras, vendem as terras, trocam por búfalos e outras coisas mais. Essa gente e os que os defendem - não tenho nada contra elas, pelo contrario acho certo as coisas sejam feitas dentro da regularidade - mas, eles, estão acima da lei? Eles têm mais direitos às leis do que os outros cidadãos brasileiros?”

* o Grupo Clovis Moura faz o trabalho de identificação dos grupos quilombolas e comunidades negras no Paraná, como no resto do Brasil age a Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura (N.da R.).

Nenhum comentário: