quinta-feira, agosto 14, 2008

BANCO DO BRASIL - PREVI. Eleições

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS

Por Adriano Benayon

Dirijo esta mensagem a todos os meus correspondentes de internet. Para os ligados ao Banco do Brasil ou à PREVI e também para os demais, pois estes podem ter parentes, amigos e conhecidos que o sejam.

Estão prestes a realizarem-se eleições para a direção da PREVI, a caixa de pensões dos funcionários do Banco do Brasil.

Elas interessam diretamente aos funcionários em atividade e aos aposentados dessa instituição. Mas também a todos os brasileiros conscientes dos interesses do País. Isso porque, dirigentes da Previ e de outros fundos de pensão foram manipulados e cooptados para que esses fundos servissem de instrumento para a efetivação das maiores negociatas da História do Brasil e da História Mundial.

Há que se impedir a continuidade disso, e há se que desfazer, pelo menos em parte, o grave estrago já perpetrado contra o País.

As condições de trabalho dos funcionários do Banco do Brasil têm-se deteriorado ao longo dos últimos decênios. Isso faz parte da política econômica e social que tem predominado e que visa a evitar que o Brasil realize seu grande potencial de desenvolvimento. Tratam de desorganizar as instituições e de desestimular por completo seus quadros funcionais.

Eu cheguei a trabalhar no Banco do Brasil, por quase seis anos, ainda nos anos 50, tendo durante os dois últimos anos em que estava no Banco, feito o Curso de Preparação de Diplomatas no Itamaraty, depois de aprovado no exame de entrada. Quando me desliguei do Banco do Brasil para assumir na carreira de diplomata, vivi a seguinte experiência: a remuneração de diplomata, no Brasil, até completar um ano de exercício, era muito inferior à que eu estava, até então, recebendo como funcionário do Banco. Atualmente um iniciante no Banco ganha cerca de 800 reais.

Considero que há que começar a reverter o processo de subdesenvolvimento a que a política teleguiada do exterior vem condenando o nosso País.

Transcrevo a seguir algumas das informações, por mim editadas e em parte resumidas, provenientes de membros da Chapa 2, na qual vejo estarem vários patriotas, de inegável integridade.

Abraços,

Adriano Benayon

A Chapa 2 – PREVIBRASIL - é a única que traz em seu programa (registrado em cartório) questões cruciais como o falso "acordo" de 1997 (envolvendo quase U$ 11.000.000.000,00, ou seja, 11 BILHÕES DE DÓLARES), em que ficamos de defender a revisão, se necessário judicialmente. Na ocasião, a Previ num desvirtuamento completo, passou a ser o "caixa" do BB e reduziu enormemente o valor das aposentadorias.

As outras chapas não podem defender a revisão, porque têm, pelo menos um membro que apoiou o criminoso acordo. Eu fui interpelado 2 vezes, por escrito, por usar o correio eletrônico do BB, para defender o NÃO ao acordo, já que toda estrutura defendia o Sim.

O nosso companheiro, Zilton Tadeu, membro da CHAPA 2, chegou ser demitido, na época, por defender o NÃO, sendo readmitido após recurso judicial. Mais dados no site: www.previbrasil.com.br

A PREVI é dos ASSOCIADOS, não é do Banco do Brasil.

Colega, vota contra o assalto e o esbulho, Vota CHAPA 2 - PREVI BRASIL, A PREVI É DOS ASSOCIADOS! Nosso compromisso é só contigo, colega. Pensa bem.

PREVI - compromisso e responsabilidade

Para amplo conhecimento e orientação, no sentido de ratificar os compromissos, o programa da CHAPA 2 está registrado sob o nº 749541, no Cartório Marcelo Ribas, em Brasília.

CHAPA 2 - PREVI BRASIL, a PREVI é dos associados!

A cada 2 anos temos a chance de renovar a direção da PREVI. Entretanto, usando de propaganda enganosa, falsas promessas e meias-verdades, o consórcio CONTRAF/ANABB se mantém à frente da nossa caixa, desde 1994.

Esse grupo, em lugar de defender os interesses dos associados (recomposição do valor das aposentadorias, aposentadoria integral para as mulheres aos 25 anos de contribuição e elevação do teto das pensões), atua em favor do Banco e/ou de interesses pessoais e político-partidários. Foi assim quando apoiaram o programa de privatização do Governo FHC, em troca de cargos. E continuam nas "bancoops" de hoje.

A Previ tem o objetivo de complementar as aposentadorias de seus associados. Entretanto, nos últimos 10 anos, o valor inicial das aposentadorias e pensões foi substancialmente reduzido, ao mesmo tempo em que foram transferidos para o BB mais de 30 bilhões de reais em valores atualizados.

A negociação de eventuais superávits com o BB deve-se restringir à melhoria de benefícios, começando pela revisão dos valores das aposentadorias e pensões, principalmente as concedidas após 1997. Esse é o nosso compromisso, detalhado nas seguintes propostas registradas em cartório:

GESTÃO:

1. CONSELHOS REGIONAIS DE ASSOCIADOS - Defenderemos a criação de Conselhos Regionais para participar das nossas decisões na Diretoria analisando o portfólio de investimentos, avaliando o desempenho das empresas participadas e dos conselheiros nomeados e as prestações de contas.

2. ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS - Combateremos as ingerências político-partidárias ou outras estranhas à nossa missão de garantir o pagamento das aposentadorias, os financiamentos de casas próprias e os empréstimos pessoais.

3. RESPONSABILIZAÇÃO PESSOAL PELO VOTO - Divulgaremos nossos votos a todos os associados, para que a transparência torne possível a responsabilização pessoal da diretoria quando for necessário.

4. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA - Exigiremos que os eleitos, mesmo os suplentes, trabalhem em regime de dedicação exclusiva com remuneração não superior à equivalente no Banco, vedando a acumulação.

MELHORIA DOS BENEFÍCIOS:

5. APOSENTADORIA INTEGRAL - Defenderemos a revisão das aposentadorias para que todos se aposentem sem redução de proventos e com benefícios definidos. Os planos de contribuições definidas serão revistos para se adaptarem a essa condição geral, aproveitando eventuais superávits. A Parcela Previ será extinta com restituição dos valores cobrados.

6. APOSENTADORIA DE FUNCIONÁRIOS QUE PERMANEÇAM EM ATIVIDADE - Defenderemos a atualização do estatuto e do regulamento permitindo a aposentadoria de funcionários que decidam continuar em atividade no Banco, sem rompimento do vínculo empregatício, como foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal em relação à previdência oficial e acatado pelo Banco, mas não pela Previ.

7. EMPRÉSTIMOS - Instituiremos cláusulas de seguro de vida, invalidez e desemprego para os financiamentos imobiliários e os empréstimos pessoais, além de taxas de juros nas condições mais favoráveis que o plano atuarial permitir, vedadas correções superiores às dos salários.

8. PENSÕES - Defenderemos a imediata revisão das pensões para que os valores pagos não sejam inferiores aos proventos auferidos pelo associado falecido.

DEFESA DA PREVI:

9. DENUNCIAR O FALSO “ACORDO” DE 1997 - Defenderemos a revisão do falso "acordo" de 1997 e o "Estatuto do Interventor", se necessário judicialmente, em especial refutando o "Voto de Minerva". A gestão da Previ não pode sofrer interferências diretas ou indiretas do Banco, assegurando-lhe, entretanto, plenas condições de fiscalização. Os associados deverão reconhecidos como donos, que são, da Previ.

10. CONTRATO DE 1981 – Exigiremos do Banco, judicialmente se necessário, o cumprimento dos compromissos irrevogáveis e irretratáveis assumidos no contrato de 7/12/1981, bem como as aposentadorias do Grupo Pré-1967.

11. GRUPO DE FUNCIONÁRIOS PRÉ-1967 - Promoveremos a responsabilização integral do Banco pela complementação da aposentadoria dos funcionários que ingressaram até 14/4/1967.

12. CAPITALIZAÇÃO DO BANCO COM RECURSOS DA PREVI - Impediremos, se necessário judicialmente, a transferência de recursos da Previ para o Banco.

13. VENDA DE AÇÕES DO BANCO DO BRASIL - Preservaremos, como parte integrante do patrimônio da Previ, as ações do Banco, vedando a sua venda para geração de superávits e especulações em bolsa.

14. CAIXA DE PECÚLIOS - Restituiremos à Capec os fundos que a Previ se apropriou indevidamente, acrescidos dos rendimentos cessantes devidos.

15. CONSTITUIÇÃO DOS FUNDOS DE RESERVAS - Defenderemos a imediata constituição dos fundos de reserva exigidos pelos planos atuariais, levando em conta inclusive o não-reajuste das complementações durante o governo FHC.

16. TAXAS DE ADMINISTRAÇÃO PAGAS AO BANCO - Renegociaremos as taxas pagas ao Banco pela administração das aplicações e promoveremos sua ampla divulgação entre os associados, esclarecendo que hoje esses valores são superiores aos aportes que o Banco faz à Previ.

FISCALIZAÇÃO:

17. AUDITAGEM CONTÁBIL, ATUARIAL E DE INVESTIMENTOS - Lutaremos pela pronta realização das três auditorias pedidas à justiça na Ação Revisional da FAABB (contábil, atuarial e de investimentos) e promoveremos a responsabilização civil e criminal dos culpados pelos desvios apurados.

18. CONSELHO FISCAL INDEPENDENTE - Defenderemos a eleição do Conselho Fiscal em votação independente da eleição para os conselhos e cargos executivos e que o Conselho Fiscal tenha assento permanente com expediente diário na Previ.

19. AUDITORES INTERNACIONAIS INDEPENDENTES - Solicitaremos a avaliação de todos os cálculos atuariais da PREVI por auditores internacionais independentes, submetendo o resultado aos Conselhos Regionais de Associados.


Nenhum comentário: