domingo, agosto 10, 2008

Federalistas alertam para riscos à democracia

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS

Confio na reserva moral do Congresso e da Sociedade Brasileira para rechaçar mais essa tentativa de permanência no Poder por parte de um Presidente da República” afirmou Thomas Korontai, Presidente Nacional do Partido Federalista em nota distribuída à imprensa. Ele disse que a comparação do Vice-Presidente José Alencar, comparando Lula a Roosevelt – é bastante infeliz, pois na história do ex-presidente norte-americano as coisas foram diferentes, era outra época e a Constituição Americana não vedava expressamente a reeleição, tanto que Roosevelt ficou por quatro mandatos, morrendo em 1945, no exercício do último.
Ele lembra que, logo após esse episódio, o Congresso propôs a 22° Emenda que limita a uma reeleição aos cargos de presidente. Korontai observa também, que a emenda teve que ser ratificada por 3/4 dos estados norte-americanos para entrar em vigor. “Isso é federalismo e é uma das propostas dos federalistas para uma nova Constituição no Brasil, para que não se corra mais o risco de novas emendas constitucionais serem aprovadas com tanta influência do Poder Executivo, como ocorre hoje. É a proteção da Nação através do federalismo pleno” destaca.

O Partido Federalista está em formação já presente em 17 estados, organizando-se em mais de 70 comissões provisórias. A condição que é imposta para quem deseja assumir uma comissão local é cumprir uma quota da coleta de assinaturas de apoio ao registro, uma média de 3 mil por cidade. Segundo Korontai, a previsão é de que até o final do ano, todas as assinaturas – cerca de 500 mil – já estarão coletadas e reconhecidas pelos cartórios zonais eleitorais, como manda a Lei.

Nenhum comentário: