Portal RPC
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Itaipu Binacional assinaram, na tarde desta segunda-feira (6), em Curitiba, um termo de cooperação técnica para viabilizar a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. A UFPR vai ficar responsável em adotar providências para efetivar a implantação e o funcionamento da Unila. Já a Itaipu fica com a atribuição de coordenar os trabalhos e arcar com os custos do projeto básico de arquitetura e engenharia da nova instituição. O termo de cooperação técnica tem vigência de cinco anos. A Unila deve começar a funcionar no segundo semestre de 2009.
OPINIÃO: INTEGRAÇÃO PELA ESQUERDA
A Unila abordará áreas como relações internacionais, ciência política, línguas, tecnologia, meio ambiente entre outros. As aulas serão em língua portuguesa ou espanhola, pois pretende ter alunos de toda a América Latina. Um dos elaboradores do projeto é o Sr. Hélgio Trindade. Segundo ele: “SE QUISERMOS INTEGRAR A AMÉRICA LATINA, TEMOS QUE FORMAR QUADROS PARA DESEMPENHAR OS AVANÇOS NESSA DIREÇÃO”.
A frase de Hélgio Trindade explicita a verdadeira face da Unila. Coincidentemente ou não, o tal foco de integrar a América Latina é o mesmo do evento chamado Foro de São Paulo, que em uma de suas declarações prega a integração na área educacional contra o imperialismo norte-americano.
Resta dúvida sobre o verdadeiro papel da Unila? Não me assustaria se os alunos aprenderem aulas sobre como ser um bom militante de esquerda; além de ter de cantar no inicio das aulas o hino da Internacional. Não se surpreenda caro leitor, se os professores forem da mesma linha de Daniel Aarão Reis, Emir Sader e Marilena Chauí.
O melhor de tudo vem agora. Sabe quem irá bancar essa farra toda? Você, eu, todos nós, pois além de bancar banqueiros teremos que ver a turma do Foro de São Paulo indo aos poucos conquistando os seus reais objetivos e a cada dia formando mais e mais militantes.
Em suma, os sócios do Foro de São Paulo não param de obter conquistas. A criação desta universidade é um instrumento de doutrinação ideológica, algo que não vai de encontro com o real objetivo da educação.
Por Fabiano Coury
Recanto das Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário