quarta-feira, novembro 19, 2008

QUEM REALMENTE É O SUPOSTO ESPECIALISTA DA SWAT

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS - link na HOME do Blog

Reinaldo Azevedo

26 de outubro de 2008


O sujeito atarracado e evidentemente fora de forma que tem aparecido na TV como "instrutor da SWAT" para criticar a polícia brasileira quando os assuntos são técnicas de invasão e controle de situações como a do seqüestro de Santo André, não tem credenciais para isso.


Marcos do Val é um instrutor de Artes Marciais, dono de uma empresa sediada na cidade de Serra, no Espírito Santo, que oferece cursos para policiais em todo o Brasil, com poucos clientes. Já foi recusado pelo GATE, a PM paulista que agora tanto critica. Sua especialidade, segundo o site de sua empresa, são as técnicas de imobilização. Por sua desenvoltura nos últimos dias,

parece ser também especialista na arte do engodo e da autopromoção.


No site em que vende seus cursos, o capixaba se diz faixa preta em Aikidô e ex-instrutor da Academia de Polícia Civil daquele estado. Não conta de qual operação de resgate participou, nem qual grupo de operações especiais integrou. Sua sorte é que, nas muitas entrevistas que deu desde sexta-feira, nenhum repórter – aí incluída Ana Maria Braga –, lhe fez essa pergunta. A resposta está na cara (e no resto do corpo também, justiça seja feita):
nunca participou de uma invasão, nunca negociou com seqüestradores, que dirá pular de rapel do teto de um conjunto habitacional para salvar duas adolescentes de um homem armado.


A farsa construída pelo sr. do Val se beneficia muito da crença equivocada que existe por aqui sobre o que é SWAT nos Estados Unidos. A cada três palavras que ele diz, uma é SWAT. É seu carimbo, sua credencial. Seu cartão de visitas, seu distintivo (está estampada na camiseta que usou em todas as entrevistas). Chega ao ponto de dizer que é, há nove anos, "policial da SWAT". Mais uma vez, parece acometido de grave esquecimento, ou ignorância. A SWAT não existe. Vou repetir: a SWAT, assim, com artigo definido, não existe. Aos fatos: SWAT – sigla para Special Weapons And Tactics – é o nome convencional para grupos de operações especiais e de alto risco nas polícias americanas. Muitos nem têm esse nome. Ou seja, falar em "a SWAT dos Estados Unidos" é o mesmo que dizer "a PM do Brasil". E "policial da SWAT" não existe.


O pior é que se trata de uma armação de baixa qualidade. Por exemplo: em seu site, Marcos do Val gaba-se de ter sido agraciado com o título de "membro honorário da SWAT". Aliás, "a primeira feita pela SWAT a cidadãos não-americanos". Vejamos: a foto da placa, logo abaixo, informa: "honorary member of Beaumont Policia Department SWAT". Entenderam? Foi a primeira vez na história que a SWAT de Beaumont, cidade texana de pouco mais de 100 mil habitantes, agraciou um não-americano com tão valiosa comenda.


Vocês nem precisam acreditar em mim. Ele mesmo se mostra aqui: www.cati.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Alguém sentiu ORGULHO DE SER BRASILEIRO vendo um “político”, que conseguiu destruir a imagem de um grupo com 20 anos de sucesso como o GATE?

Então gostaria que vocês entendessem o que eu quis dizer com as palavras “TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO”. Não agüento mais ver policiais “políticos” interferindo e manchando a imagem de vocês, operacionais aqui do Brasil. Por vocês, policiais táticos e/ou operadores, reafirmo o meu respeito. Por vocês, sim, me ORGULHO de ser Brasileiro. Quanto ao restante, continuo sentido VERGONHA.



O dramaturgo alemão - BERTOLD BRECHT - escreveu esta obra prima: "Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso"

Depois do Fantástico ter editado a minha fala, a TV globo me concedeu um espaço ao vivo no Programa Mais você, onde pude manifestar, de forma clara, a minha posição. Veja a entrevista aqui.


Tirem as fardas desses políticos, que, se passando por policiais, desmoralizam a imagem das corporações.

Unknown disse...

Aos amigos de farda,


Leiam esse meu email até o fim, ele tem diversas informações importantes que eu e os meus policiais levantamos durante esses 26 dias que se passaram depois da entrevista desse senhor no Fantástico.
Vocês já leram a carta que ele tem da NASA? Fiz questão de ligar pessoalmente para o responsável do serviço de proteção da NASA e para a SWAT de Dallas.


Conclusão: Nós PMs, temos que ser justos.... Realmente o Sr Marcos do Val é um profundo conhecedor no assunto de operações especiais. Tem gabarito para falar com propriedade sobre o assunto. Por Incrível que pareça!!
Busquei também informações nos quatros cantos do Brasil para saber se já houve em toda a nossa historia da polícia ou até mesmo do nosso próprio país, alguém que tivesse chegado a esse patamar. Não encontrei ninguém nesses mais de 115 anos da Policia Militar que tivesse ido tão longe.


O que é melhor ainda percebi que ele não sendo um policial é uma grande vantagem, ele tem a liberdade de expor os seus pensamentos assim como o fez nesses últimos dias, sem ser punido por indisciplina, sem perder o cargo, sem ser transferido, sem ficar detido, etc.. Essa liberdade nós não temos, se é que vocês me entendem.

Não temos como negar que ele estava certo e teve muita coragem em ir a TV colocar a sua cara a tapa e arriscando toda a sua carreira aqui no Brasil para mostrar a sociedade a "pressão" que recebemos. Vi que mesmo depois de tudo que passou a sua empresa continua inabalada, (www.cati.com.br). Isso também nós mostra que fizemos um pré-julgamento, mostra que não tínhamos como sentir "orgulho de ser Brasileiro" com toda aquela política interferindo no trabalho do GATE.

Vi que estava usando a minha emoção e não a minha razão para julgá-lo. Como um policial Militar e exercendo uma função de comando percebi que estava enaltecendo valores que não deveriam ser enaltecidos, fiz notas de repúdio ao "marcos do mal", proibi os meus policiais de freqüentarem os seus cursos.


Portanto parceiros, reconhecendo a minha precipitação e injustas, decidi hoje fazer esse email e enviar novamente para todos vocês que estavam comigo na "emoção".


Peço que, caso você já esteja também na esfera "razão", por favor re-envie essas informações coletadas por mim a todos os policiais dessa nação.

É isso que o Brasil espera de nós, de sermos justos!!!

Ten.Cel. PM/P2 Timoteo
___________________________________________________________________

Faço as palavras do dramaturgo alemão - BERTOLD BRECHT as minhas palavras.
Ele escreveu esta obra prima:

"Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso"
Então, você é um IGNORANTE e/ou é um CRIMINOSO?
Marcos do Val
CATI President ? SWAT Instructor

Aberto para pesquisa:
Eu não precisaria mais priorizar o meu tempo com a minha defesa, até porque muitos "jornalistas sensacionalistas", "Políticos incomodados" e "inimigos" ligaram insistentemente aqui para a SWAT tentando achar alguma inverdade sobre mim, mas nada conseguiram, muito pelo contrario. Sou o primeiro estrangeiro na área da Segurança Pública a conquistar esse espaço e receber do governo dos EUA o visto de trabalho "O1" (especificado abaixo), além de cartas da NASA, etc...

DEPARTMENT OF HOMELAND SECURITY

U.S. Citizenship & Immigration Services allowed Work Visa ? category "O 1"
Follow below that visa category explanation:

The O-1 category is available to foreign nationals who have "extraordinary ability" in science, art, education, business, which has been demonstrated by sustained international acclaim and whose achievements have been recognized in the field through extensive documentation. Extraordinary ability is a high level of expertise and indicates that the person is one of a small percentage who has risen to the very top of the field.


Carta da NASA (para visualizar o documento é só ir no link abaixo)


NASA - National Aeronautics and Space Administration

11 de Setembro de 2006

"As táticas e técnicas inovadoras do Sr. do Val são das mais modernas e difíceis de serem encontradas; portanto, não há instrutores táticos nos Estados Unidos acessíveis ao pessoal da NASA que são tão qualificado e internacionalmente condecorado em ensinar tais técnicas como o Sr. do Val."

"Enquanto receberam instrução do Sr. do Val, meus oficiais comentaram que ele demonstrava um profundo conhecimento do assunto, era extremamente profissional a todo o tempo, e disposto a compartilhar os seus conhecimentos. Em minha opinião profissional, o Sr. do Val atualmente atua no mais alto nível de policiamento e táticas policiais e o Departamento de Proteção da NASA foi muito afortunado em disponibilizar as suas técnicas, inovadoras, modernas e que salvarão vidas, ao nosso pessoal."

Encerrando, a NASA está muito agradecida pela oportunidade que tivemos de trabalhar com o Sr. do Val. Com este documento eu lhe entrego as minhas mais altas recomendações da parte do Sr. Marcos do Val.

Respeitosamente,

Michael Wilson
Chefe do Departamento do Serviços de Proteção da NASA/USA

Clique aqui para visualizar o documento:
http://www.cati.com.br/site/img/empresa/nasa.jpg ou http://www.cati.com.br/site/pt/?target=noticia_interno&cid=48



SWAT DE DALLAS COMPROVA EXPERIÊNCIAS TÁTICAS DE MARCOS DO VAL

Carta aberta:

Esta carta foi escrita em vista dos recentes acontecimentos no Brasil que têm atraído nossa atenção aqui nos Estados Unidos.

Nós compreendemos e nos compadecemos com as pessoas envolvidas no infeliz evento ocorrido em São Paulo na segunda semana de outubro de 2008. Este não é o local nem o momento para criticar ou comentar sobre a operação. Respeitosamente, nós queremos dar fundamento sobre a reação aos comentários e críticas feitas por Marcos do Val, do CATI Brasil.

Nós temos trabalhado com Marcos do Val há quase 9 anos em várias ações. Apenas para relembrar, Marcos tem feito muito esforço em relação ao treinamento de policiais globalmente, e em particular, no Brasil.

Marcos é um brasileiro com orgulho e fervor em sê-lo. Ele tem dedicado sua vida para trazer os melhores instrutores para ajudar a treinar e aprimorar colegas policiais brasileiros; muito disso a um custo para ele tanto pessoal quanto financeiro. Vocês têm sorte em ter uma pessoa tão dedicada que apóia o Brasil com tanto comprometimento.

Além disso, o Sr. Do Val está morando nos Estados Unidos da América para se aprimorar com muitos dos melhores e mais treinados oficiais da SWAT. A maior parte do tempo com as equipes da SWAT do Texas onde também participa das operações reais com esses times. Ele progrediu e se tornou um instrutor para a Associação de Polícia Tática do Texas (TTPOA), as equipes da SWAT de Dallas, Beaumont, Irving e Austin, assim como muitas outras. Como resultado, Marcos é o representante sul americano da TTPOA.

Junto com suas técnicas, Marcos tem um histórico de assistência em escolas básicas da SWAT que ensinam táticas a novos oficiais da SWAT. Ele também auxiliará no ensino da escola avançada da SWAT que acontecerá em Dallas em novembro de 2008. Esta escola ensina táticas avançadas que incluem resgate de reféns, entradas dinâmicas, rapel tático e CQB. Marcos tem sido um mentor, um amigo e confidente para muitos de nós aqui no Texas. Nós temos orgulho por ele ser um exemplo tão brilhante do significado da palavra "honra" entre os homens.

Nós da SWAT de Dallas temos orgulho do Marcos do Val e de nossos amigos policiais brasileiros. Vocês se tornaram nosso lar longe de casa.

Enfim, vocês têm um recurso nacional em Marcos do Val e como todo recurso natural, deve ser utilizado e não explorado.

Respeitosamente subscrito,

Christian D'Alesandro - Dallas SWAT - Program Director TTPOA
JT Curtis - Dallas SWAT - TTPOA Instructor
Jason Perez - Dallas SWAT - TTPOA Instructor
Andre Taylor - Dallas SWAT - TTPOA Instructor
Rich Emberlin - Dallas SWAT - TTPOA Instructor
Scott Mcdonnold- Dallas SWAT - TTPOA Instructor


Outras informações:



Países que ministra os seus treinamentos:


1. United States of America
2. Italy
3. Portugal
4. Spain
5. China
6. East Timor
7. Brazil

8. Romania
9. Croatia
10. Belgium
11. Luxembourg
12. France

Fotos das instruções nesses Países:
http://www.cati.com.br/site/pt/?target=fotos


Unidades Policiais que foram treinadas por ele nesses Países:

http://www.cati.com.br/site/pt/?target=curso_instituicao



Especialidades como instrutor:

HOSTAGE RESCUE
MULTIPLE BREACH DYNAMIC ENTRIES
RAID PLANNING
TACTICAL IMMOBILIZATION
VEHICLE EXTRACTION

Alguns Documentos:



SWAT DE DALLAS COMPROVA EXPERIÊNCIAS TÁTICAS DE MARCOS DO VAL
http://www.cati.com.br/site/pt/?target=noticia_interno&cid=152

Brasileiro recebe menção honrosa da NASA
http://www.cati.com.br/site/pt/?target=noticia_interno&cid=48

Videos com depoimentos dos Policiais da SWAT:
http://www.cati.com.br/site/pt/?target=videos&cid=5

Videos com entrevistas nos EUA, Europa e no Brasil (incluindo as duas entrevistas no Programa do Jô Soares 5 anos atras):
http://www.cati.com.br/site/pt/?target=videos&cid=10&pagina=1


Sua equipe de Instrutores:

http://www.cati.com.br/site/pt/?target=curso_instrutor


Videos com as entrevistas:
http://br.youtube.com/user/marcosdoval


Justiça seja feita!!!!!!