quarta-feira, novembro 19, 2008

'Parem com as piadas, a crise é muito séria', 'É uma situação séria' diz Meirelles sobre crise econômica

VISITE O SITE IMORTAIS GUERREIROS - link na HOME do Blog


25/10/2008

da Folha Online

"Paremos de fazer piadas a respeito. É uma situação muito, muito séria". A declaração do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ocorreu ontem durante uma palestra a investidores em Miami, quando disse não haver dúvidas sobre a existência de uma crise econômica global. A informação é do repórter Daniel Bergamasco, em matéria publicada na Folha deste sábado (a reportagem está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).


Ao falar sobre a crise, Meirelles citava a preocupação com a turbulência americana, que está "afetando a todos", e continuava a defender que o Brasil está em uma situação favorável no contexto global e tem tido um papel de "estabilizador", junto com outros países emergentes.


O banqueiro, entretanto, acredita que, diferentemente de outras épocas, o Brasil hoje está em melhor condição para encarar o problema, devido à estabilização nos últimos anos.

Meirelles defendeu a venda de dólares como uma forma "saudável" para prover liquidez da moeda, contudo não falou sobre preocupação com o câmbio.

Bovespa

Nesta sexta-feira, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) caiu para o menor nível em três anos, após amargar retração de 20,18% somente nos últimos quatro dias.


O temor de recessão global e sobretudo a notícia de que o Reino Unido ficou mais próximo de cair em uma recessão foram os motivos da queda.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
10 questões para entender o tremor na economia
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA

Segundo levantamento da consultoria Economática, outubro de 2008 já registra o quarto pior desempenho mensal --um declínio de 36,45%-- da história do Ibovespa, somente atrás das "tragédias" contabilizadas em 1990, 1989 e 1998.

O Ibovespa , principal índice de ações da Bolsa paulista, despencou 6,91% hoje, para os 31.481 pontos. O giro financeiro foi de R$ 4,47 bilhões. Nos EUA, a Bolsa de Nova York desabou 3,59%.

Nenhum comentário: